Telamento lateral em passarelas agrega mais segurança em rodovias

O assunto passarela continua em foco e com o passar do tempo, esse dispositivo presente nas rodovias e avenidas tem recebido diversas melhorias. As adequações realizadas de acordo com as Normas Brasileiras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, viabilizam travessias de pedestres com deficiência visual e usuários que utilizam cadeiras de rodas, além de outras melhorias independente das que são normativas.

Essas melhorias incluem a instalação de cercas e alambrados em baixo das passarelas, sendo 500 metros de cada lado, para direcionar pedestres ao uso correto que muitas vezes abrem mão da travessia segura para “ganhar tempo” de deslocamento.
De acordo com Francisco Pires de Oliveira, especialista e consultor na área de Segurança Viária, “não respeitar o uso da passarela é cultural e isso resulta no índice de 20% dos atropelamentos de pedestres próximos a elas”, afirma.

“Dentre as medidas preventivas também temos o telamento lateral e telamento superior das passarelas, para impedir que pessoas atentem contra a própria vida, cometendo suicídio, um ato raro, porém trágico. Isso põe imediatamente em risco o tráfego expresso podendo causar tragédias maiores. Outra contribuição importante do telamento lateral e superior é a inibição da ação de bandidos que atiram pedras contra os carros a fim de assaltar o motorista que, ao ser atingido pela pedra, estaciona o carro no acostamento da rodovia e se torna vulnerável”, comenta.

Nos últimos anos, as concessionárias de rodovias do território nacional passaram a atuar de forma incisiva para agregar mais segurança nas passarelas.
A Habitechne Engenharia, referência em fabricação e instalação de passarelas com mais de 15 anos no mercado, realizou o telamento superior e lateral em mais de 100 passarelas em diversas rodovias brasileiras. De acordo com Regis Andrade, diretor da empresa, só na rodovia Régis Bittencourt, que liga São Paulo ao sul do país, os serviços foram contratados para instalação em todas as passarelas da cidade de São Paulo/SP até a cidade de Curitiba/PR. Foram 82 obras apenas neste trecho, além de outras instaladas na rodovia Fernão Dias.

Redação Agência LEV COMUNICAÇÃO

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