Primeira passarela no Estado de São Paulo tem 22 anos e fica em Campinas

Esta é a primeira passarela de pedestres construída dentro do Programa de Concessões Rodoviárias

Há um tempo, não muito tempo, alguns fatos do cotidiano esbarravam no que seria inimaginável para as gerações dessa atualidade em que vivemos, por exemplo: famílias inteiras atravessam estradas tranquilamente a pé, durante o dia e à noite, sem nenhum dispositivo de segurança. Neste cenário, as rodovias eram de pista simples e o tráfego de veículos consideravelmente baixo. Com o passar dos anos, o progresso trouxe outra configuração e uma infraestrutura diferenciada em consonância com a quantidade de veículos, que aumentara significativamente.

Só para se ter uma ideia, de acordo com o relatório edição 2019 do Mapa da Motorização Individual no Brasil, elaborado pelo Observatório das Metrópoles, o total de automóveis e motos passou de 37,1 milhões para 65,7 milhões nas cidades brasileiras. A frota brasileira de carros cresceu 77% em dez anos, de acordo com esse estudo. Nas estradas paulistas, grandes transformações aconteceram em especial pelo Programa de Concessões do Estado de São Paulo.

Considerando os números, fica difícil imaginar a travessia de famílias com segurança no cenário atual. Daí, a importância das passarelas que possibilitam a travessia segura para os cidadãos. Muitos desses dispositivos instalados anos atrás, hoje já passam por readequações obedecendo normas atuais para garantir mais segurança a todos, como as que envolvem adaptações para deficientes visuais.

No estado de São Paulo a intervenção do Programa de Concessões Rodoviárias possibilitou grandes avanços no setor rodoviário, sendo a primeira passarela entregue dentro do programa estadual, a do km 100 da SP 330 – Via Anhanguera, no município de Campinas. Tal passarela foi construída entre agosto de 1998 e janeiro de 1999, no trecho administrado pela concessionária CCR AutoBAn. Feita em concreto, ela possui vão de 190 metros, largura de 2,40 metros e altura de 6,41 metros.

Com o objetivo de orientar pedestres sobre a importância da utilização de dispositivos de travessia, como a passarela, a CCR AutoBAn realiza campanhas de segurança e orientação. Em 2019, cerca de 50 mil pessoas foram orientadas no Sistema Anhanguera-Bandeirantes. Desde que assumiu essa gestão, a CCR AutoBAn já viabilizou a construção de 33 passarelas e a adequação de outras 26.

As concessionárias têm desempenhado papel fundamental para a segurança de pedestres e usuários das rodovias. O monitoramento 24 horas por dia do tráfego viário, aliado às estatísticas e controle das ocorrências e incidentes, contribui para diagnósticos e estudos que definem, de acordo com os critérios adotados pelo governo estadual, a necessidade de instalação de dispositivos de segurança nas rodovias.

A Habitechne Engenharia, empresa especializada em passarelas – em aço patinável, concreto, metálicas ou mistas – atende às necessidades e exigências das concessionárias de rodovias, que são os principais clientes em seu portfólio.

Em 15 anos, mais de 200 trabalhos em passarelas foram executados em diversos estados pela Habitechne. Atualmente, considerando execução de projeto, implantação e adequação, a empresa trabalha em mais de 20 passarelas.  “Em nossa trajetória, atendemos mais de 30 concessionárias e nessa parceria vamos entendendo todas as necessidades que envolvem o serviço, progredindo com a qualidade e a segurança nas rodovias,” destaca Régis Andrade, proprietário da empresa.

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